Significado e simbolismo das pedras naturais

Quem não se encanta com a beleza dos cristais e das lindas pedras encontradas na natureza?

E não é só a sua beleza que nos atrai, mas também a sua força, a sua energia e o seu significado místico e esotérico!

Muitas pedras preciosas possuem tanto poder, que chegam a ser amaldiçoadas, como algumas jóias da coroa britânica e alguns diamantes famosos, cujos donos até morreram. É o caso do diamante Hope, que passou de mão-em-mãos provocando a morte de quase todos que o possuíram.

Deus me livre de ter uma pedra dessas! Por isso prefiro as menos raras.

Segundo Jung, em seu livro o Homem e seus símbolos:

"Muitas pessoas não resistem ao impulso de apanhar pedras de cor ou forma pouco comuns para guardá-las, sem saber por que o fazem. É como se as pedras contivessem um mistério vivo que as fascina. Os homens colecionam pedras desde o início dos tempos, e aparentemente admitiram que algumas delas são receptáculos de força vital, com todo o seu conseqüente mistério. Os antigos germânicos, por exemplo, acreditavam que os espíritos dos mortos continuavam a existir nas lápides dos seus túmulos. O costume de colocar pedras sobre os túmulos deve ter surgido da idéia simbólica de que algo eterno do morto subsiste, e encontra nas pedras a sua representação mais adequada."

Talvez as pedras sejam tão especiais, pois elas permanecem intactas por anos, séculos e quem sabe milênios! Muitos achados arqueológicos em pedras que resistiram ao tempo, hoje nos dão informações da vida numa época em que nem sonhávamos existir.

Quando e onde exatamente surgiu esse significado especial das pedras, não se sabe, mas elas são conhecidas pela sua capacidade de restaurar e equilibrar nos nossos campos energéticos, armazenar e captar as energias, transmutando-as e transmitindo-as para quem as possuir.

A melhor forma de usar as pedras naturais é deixando-as em contato com a nossa pele. Em relação ao uso de metais (as bases que apoiam as pedras), podem servir de condutores das energias das pedras. Eu particularmente, gosto de usá-las encostando na pele.

Uma forma simples de saber se sua pedra é verdadeira, é encostando nela e percebendo se ela está gelada. Mas se você já estiver usando, ela pode absorver a temperatura do seu corpo, portanto, faça esse teste antes de colocá-la.

A propriedade mais chamativa das pedras é a cura, tanto é que atualmente existem massagens e passes mediúnicos com cristais. Assim, um determinado cristal, ao ser colocado na direção dos chackras, pode auxiliar na troca de energia e no equilíbrio destes campos de força tão importantes para a nossa saúde e bem-estar.

Ágata

Ágata

Cura: Ansiedade, calmante.

Simbolismo: Fortalece o equilíbrio pessoal e protege de energias negativas. Desenvolve a coragem e a autoconfiança. Ajuda no reconhecimento dos verdadeiros amigos e nos problemas ligados à justiça.

Ágata Dendrita

Ágata Dendrita

Cura: Auxilia no sistema circulatório e digestivo.

Simbolismo: Afasta os obstáculos e dá-nos determinação nos ajudando a afastar o medo.

Ágata Azul

Ágata Azul

Cura:Fisicamente pode ser usada para auxiliar nos tratamentos para problemas auditivos.

Simbolismo: Proteção, amizade, justiça e calmante. Propriedades: Traz sensações de bem-estar, paz e felicidade protegendo seu usuário de tudo o que é ruim.

Ágata de Fogo

Ágata de fogo

Cura: Sistema endócrino. Estimula significativamente as células da memória. Fortalece o coração e aguça a visão.

Simbolismo: Proporciona serenidade e segurança. Propriedades: Seu tom avermelhado proporciona vitalidade e força, tanto física, quanto psíquica. É conhecida como a pedra da disposição. Dá coragem, ilumina a mente e auxilia nos negócios em geral.

Ágata Lilás

Ágata Lilás

Simbolismo: Tem efeito suave sobre nossa alma, trazendo a tona a consciência da espiritualidade e da energia universal que alimentam nosso espírito.

Ágata Musgo

Ágata Musgo

Cura: Atua no tratamento dos sentidos e da emoção.

Simbolismo: Desperta sonhos premonitórios. Inspira a felicidade e a consciência ecológica.

Ágata Verde

Ágata Verde

Cura: Auxilia no processo de cura no tratamento de doenças, fortalecendo o sistema imunológico do corpo físico.

Simbolismo: Inspira serenidade e compaixão.

Água Marinha