top of page

Significado e simbolismo das pedras naturais

Quem não se encanta com a beleza dos cristais e das lindas pedras encontradas na natureza?

E não é só a sua beleza que nos atrai, mas também a sua força, a sua energia e o seu significado místico e esotérico!

Muitas pedras preciosas possuem tanto poder, que chegam a ser amaldiçoadas, como algumas jóias da coroa britânica e alguns diamantes famosos, cujos donos até morreram. É o caso do diamante Hope, que passou de mão-em-mãos provocando a morte de quase todos que o possuíram.

Deus me livre de ter uma pedra dessas! Por isso prefiro as menos raras.

Segundo Jung, em seu livro o Homem e seus símbolos:

"Muitas pessoas não resistem ao impulso de apanhar pedras de cor ou forma pouco comuns para guardá-las, sem saber por que o fazem. É como se as pedras contivessem um mistério vivo que as fascina. Os homens colecionam pedras desde o início dos tempos, e aparentemente admitiram que algumas delas são receptáculos de força vital, com todo o seu conseqüente mistério. Os antigos germânicos, por exemplo, acreditavam que os espíritos dos mortos continuavam a existir nas lápides dos seus túmulos. O costume de colocar pedras sobre os túmulos deve ter surgido da idéia simbólica de que algo eterno do morto subsiste, e encontra nas pedras a sua representação mais adequada."

Talvez as pedras sejam tão especiais, pois elas permanecem intactas por anos, séculos e quem sabe milênios! Muitos achados arqueológicos em pedras que resistiram ao tempo, hoje nos dão informações da vida numa época em que nem sonhávamos existir.

Quando e onde exatamente surgiu esse significado especial das pedras, não se sabe, mas elas são conhecidas pela sua capacidade de restaurar e equilibrar nos nossos campos energéticos, armazenar e captar as energias, transmutando-as e transmitindo-as para quem as possuir.

A melhor forma de usar as pedras naturais é deixando-as em contato com a nossa pele. Em relação ao uso de metais (as bases que apoiam as pedras), podem servir de condutores das energias das pedras. Eu particularmente, gosto de usá-las encostando na pele.

Uma forma simples de saber se sua pedra é verdadeira, é encostando nela e percebendo se ela está gelada. Mas se você já estiver usando, ela pode absorver a temperatura do seu corpo, portanto, faça esse teste antes de colocá-la.

A propriedade mais chamativa das pedras é a cura, tanto é que atualmente existem massagens e passes mediúnicos com cristais. Assim, um determinado cristal, ao ser colocado na direção dos chackras, pode auxiliar na troca de energia e no equilíbrio destes campos de força tão importantes para a nossa saúde e bem-estar.

Ágata

Ágata

Cura: Ansiedade, calmante.

Simbolismo: Fortalece o equilíbrio pessoal e protege de energias negativas. Desenvolve a coragem e a autoconfiança. Ajuda no reconhecimento dos verdadeiros amigos e nos problemas ligados à justiça.

Ágata Dendrita

Ágata Dendrita

Cura: Auxilia no sistema circulatório e digestivo.

Simbolismo: Afasta os obstáculos e dá-nos determinação nos ajudando a afastar o medo.

Ágata Azul

Ágata Azul

Cura:Fisicamente pode ser usada para auxiliar nos tratamentos para problemas auditivos.

Simbolismo: Proteção, amizade, justiça e calmante. Propriedades: Traz sensações de bem-estar, paz e felicidade protegendo seu usuário de tudo o que é ruim.

Ágata de Fogo

Ágata de fogo

Cura: Sistema endócrino. Estimula significativamente as células da memória. Fortalece o coração e aguça a visão.

Simbolismo: Proporciona serenidade e segurança. Propriedades: Seu tom avermelhado proporciona vitalidade e força, tanto física, quanto psíquica. É conhecida como a pedra da disposição. Dá coragem, ilumina a mente e auxilia nos negócios em geral.

Ágata Lilás

Ágata Lilás

Simbolismo: Tem efeito suave sobre nossa alma, trazendo a tona a consciência da espiritualidade e da energia universal que alimentam nosso espírito.

Ágata Musgo

Ágata Musgo

Cura: Atua no tratamento dos sentidos e da emoção.

Simbolismo: Desperta sonhos premonitórios. Inspira a felicidade e a consciência ecológica.

Ágata Verde

Ágata Verde

Cura: Auxilia no processo de cura no tratamento de doenças, fortalecendo o sistema imunológico do corpo físico.

Simbolismo: Inspira serenidade e compaixão.

Água Marinha

Água Marinha

Cura: É ótima no tratamento de doenças respiratórias. Simbolismo: Produz um efeito calmante, ajudando a superar a ansiedade e a inquietude. Aumenta a capacidade de se atingir um estado mental sereno, melhorando também nossa capacidade de comunicação.

Alexandrita

Alexandrita

Cura: A Alexandrita é benéfica para o sistema nervoso, para o baço e para os testículos.

Simbolismo: Tem capacidade regeneradora, tanto no plano físico, quanto no mental. A Alexandrita nos guia e ajuda a reconstruir o auto-respeito. Auxilia-nos a reconhecer nossa importância e valor neste mundo. Também nos ajuda a ver melhor qual o nosso lugar na natureza e dentro de uma ecologia saudável.

Amazonita

Cura: Calmante, anti-estresse. Está ligada ao sistema nervoso central, ajudando a diminuir a ansiedade. Tranquiliza o cérebro, fortalece a aura, alinha o corpo físico com o etérico, mantenho uma saúde perfeita. Simbolismo: Ela melhora os desequilíbrios femininos, tal como TPM e menopausa.

É uma excelente pedra para pessoas com excesso de responsabilidade, equilibrando-a. Ela também tem função de absorver microondas e as emanações eletromagnéticas do telefone celular, além de proteger contra a poluição eletromagnética.

Ametista

Cura: Ajudar a libertar vícios como o alcoolismo, liberta a necessidade dos excessos e amplifica o discernimento e o bom senso.

Simbolismo: Paz e espiritualidade. É a pedra de maior eficácia na meditação. Transmite paz, espiritualidade, elimina o estresse e inspira a cura e intuição. A ametista é muito boa para amenizar as tempestades emocionais, pode ajudar a estabilizar e a estar mais consciente de toda a agitação.

Apatita

Cura: Contra a obesidade. No tratamento físico, combate a obesidade, beneficia o tecido muscular e alivia a hipertensão.

Simbolismo: A Apatita alivia a hipertensão e recupera a clareza de pensamento.

Argonita

Cura: Nervos, pesadelos, cansaço, reumatismo. Tem propriedades curativas sobre as moléstias dos ossos, juntas, mãos e pés.

Simbolismo:Previne pesadelos e sonambulismo quando colocada sob o travesseiro.

Azurita

Azuritaa

Cura: Auxilia o entendimento dos efeitos psicossomáticos da mente e das emoções sobre o corpo.

Simbolismo: Consciência, decisão, intuição, telepatia. Devido à sua coloração azul, funciona muito bem para o desenvolvimento da intuição, ampliando o poder do chakra frontal (entre as sobrancelhas). Purifica e transmuta a alma proporcionando alegria, satisfação e bem-estar.

Barita

Barita

Cura: Auxilia nos danos causados na pele (queimaduras), e no cérebro.

Simbolismo: Irradiações eletromagnéticas, Influxos negativos. A Barita é uma excelente pedra para ser usada em ambientes onde hajam aparelhos eletromagnéticos como computadores, televisores, etc.

Berilo

Berilo

Cura: Órgãos sexuais e reprodução.

Simbolismo: Erotismo, Sentimentos. Estimula e aumenta nosso poder de atração do sexo oposto. Proporciona sensação de alegria, euforia e impulsiona o erotismo.

Bronzita

Bronzita

Cura: Diminui a depressão e ameniza os traumas vividos. Contra doenças espirituais e mentais

Simbolismo: Contra traumas e depressão, Proteção. Excelente para proteção contra influxos negativos atuando como um escudo protetor da alma.

Calcedônia

Calcedônia

Cura: Visão, vesícula biliar, ossos, feridas abertas, baços, sangue e órgãos do aparelho circulatório. Nutre o instinto maternal e ajuda a lactação

Simbolismo: Combate as ilusões e fantasias.

Calcita azul

Calcita Azul

Cura: Remove bloqueios para que as emoções possam fluir mais livremente

Simbolismo: Nos eleva espiritualmente, melhorando nossa qualidade energética e favorecendo nossa ligação com os seres de luz (Anjos). Ajuda a atrair pensamentos positivos e puros, minimizando e até mesmo eliminando pensamentos destrutivos.

Calcita Amarela

Calcita Amarela

Cura: Memória.

Simbolismo: Alegria, sorte e entusiasmo. Amplia a memória, inspira a alegria e abre novos caminhos aliviando o medo e o estresse

Calcita Verde

Calcita Verde

Cura: Evita o acúmulo das emoções e sobrecargas negativas que causam o estresse

Simbolismo: Serenidade e discernimento em momentos de pressão e estress. Nos ajuda nos momentos de decisão, aliviando os impasses e dúvidas.

Cianita

Cianita

Cura: Campo áurico.

Simbolismo:Auxilia na comunicação e auxilia o dom artístico. Estimula a expressão comunicativa e a concentração. Promove a verdade, a confiança e realça o dom artístico. É a ponte que une o corpo de luz ao corpo físico através da mente.

Citrino

Citrino

Cura: Aparelho digestivo. Pode ser usado no tratamento de gastrites, úlceras, prisão de ventre, diarreia.

S imbolismo:Prosperidade, autoestima e sucesso profissional. Favorece a autoestima e motivação. Atrai a capacidade de ganhar dinheiro e inspira sucesso profissional. Contra mau olhado, inveja e intrigas.

Coral

Coral

Cura: Fisicamente, fortalece e embeleza a pele, os cabelos e as unhas.

Simbolismo: Vitalidade, equilíbrio emocional. Fortalece a necessidade de relacionamento e amizade, protege contra pessoas más e invejosas, diminui depressões, aumenta a energia e vitalidade.

Cornalina

Cornalina

Cura: Infertilidade, impotência, distúrbios dos órgãos sexuais e reprodutores e doenças da pele.

Simbolismo: Estimula a confiança e a harmonia. Ajuda a focar a atenção no momento presente. Ativa a criatividade e a sexualidade. Sua energia de fogo leva à ação e ao movimento.

Crisocola

Crisocola

Cura: Baixar febres, curar queimaduras, neutralizar a raiva e acalmar nervos.

Simbolismo: Comércio, Negócios, Esperança. Abre nossos caminhos e cuida das questões de trabalho e dinheiro, nos ajudando no enriquecimento pessoal em todos os sentidos. Também ajuda a estabelecer um bom relacionamento amoroso e boas parcerias.

Crisopásio

Crisopásio

Cura: Auxilia a aumentar a assimilação de vitamina C e a melhorar estados de fraqueza.

Simbolismo: Capacita o indivíduo a ter a coragem, de amar e de aceitar incondicionalmente a si mesmo e aos outros. Ajuda a reduzir complexos de superioridade e inferioridade.

Cristal

Cristal

Cura: Aumenta a possibilidade de cura física, mental ou espiritual por ser uma grande fonte de energia.

Simbolismo: Harmonia e energia. Purificação.

Cristal Fumê

Cristal Fumê

Cura: Ajuda com insônia, pesadelos, vícios, e hiperatividade.

Simbolismo: Conquistas, Sorte, Inspiração. Usado também nas meditações, permite que consigamos equilibrar nossas necessidades materiais e espirituais.

Cristal Rutilizado

Cristal Rutilizado

Cura: Lactação, memória celular, elasticidade das veias, regeneração de células, bronquite, ejaculação precoce, impotência e frigidez.

Simbolismo: Sucesso, raciocínio lógico e objetividade. Propicia bem-estar e força para viver. Atrai o sucesso, desenvolve o raciocínio lógico e a objetividade para melhor alcançar nossas metas.

Diamante

Diamante

Cura: A energia do diamante fortalece as funções cerebrais e ajudam o alinhamento dos ossos do crânio. Doenças ligadas ao cérebro, ao sistema nervoso e às glândulas pineal e pituitária.

Simbolismo: Ajuda a eliminar bloqueios da personalidade. Afastando a negatividade, purifica o corpo físico e o etérico. Promove a comunhão com o Eu Superior e amplifica as energias da abundância, da inocência, da pureza e da fidelidade.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page